terça-feira, 4 de setembro de 2007

O_Rapper

Bamboleante e esquivo. Tez morena mate. Olhar líquido e oblíquo. Corpo demasiado franzino e comprido. Dançante.
Ginga no corredor por entre os outros miúdos. Aquele ar, destaca-o dos demais. Chama-se Luís. Tem catorze anos. Dizem ser um caso. Ele é um caso. Luís, o Rapper , o nome de guerra.
Não sorri. Não precisa, os olhos são carvões incandescentes. Dizem tudo. O bom e o mau. A boca é fina. Apenas um traço. Duro, despido. Mas é assim. Saem-lhe amiúde palavras amargas, azedadas no coalhar do dia-a-dia.
O Luís… cadete do rap, bufão de revolta circunda as atenções à sua volta.
Ei-lo que chega, gingão, calças descaídas, t-shirt bem larga, boné…oh, o boné …selo de um padrão. Uma trabalheira tirá-lo. Sente-se nu. Como se a composição da figura se quebrasse.
É esperto, vivo, mas manipulador. Habituou-se a ser ouvido. A ter alguém que o proteja.
Aqui pelo menos.
...
E o Luís, sonha… quer ser rapper…o canto falado. E ele fala bem. Tem jeito, o rapaz. Sabe discursar, criticar, avaliar… Não suporta os betinhos, nem os riquinhos… mas é condescendente… coitados são tão queques, não sabem nada. Pobrezitos. Fala do alto da sua torre de catorze anos, já vividos.
É exímio em trocas, em “ emprestanços” e devoluções. Leva a palma a todos. São os incautos, os mais velhos, os adultos, todos acabam por cair no conto… do Luís.
-Ah, stora, tem que se fazer pela vida… sabe, eu não tenho, não vou roubar, atão, faço trocas,
Peço emprestado, e vou ganhando umas coisas.
Luís, Luís, fala cantando as penas do seu mundo. Cria casos na escola porque as regras não lhe assentam. O seu séquito, como todos os líderes, compõe-se de outros mais fracos, de alguns tolos e poucos que se atrevam a fazer-lhe frente. As colegas, bem é um capítulo… adoram-no, bebem-no e ele sabe-o e usa-as. É demasiado elaborado para elas. Só os olhos o denunciam.
Luís, rapaz do mundo… do nosso mundo.
-Luís, tu assim, ainda acabas mal, dizem-lhe
-Eu? Não! Eu vou ser um grande Rapper.e vou falar de si na minha música, vai ver!
Será? Esperemos.


A Tua Professora

Um comentário:

Anônimo disse...

Luis O Rapper