quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O Verão de São Martinho

O Verão de São Martinho

Num dia de Novembro, no qual caia uma chuva persistente e abundante, um jovem soldado, Martinho, ia a cavalo por um caminho de montanha. Num cruzamento, a sua atençao foi atraida por um homen coberto de farrapos, acocorado na lama, molhado até aos ossos e hirto de frio. Martinho apiedou-se dele e sem pensar duas vezes, puxou a espada e cortou ao meio a sua rica capa, para lhe entregar metade.
Pouco depois, o cavalheiro encontrou outro mendigo tremendo debaixo da chuva, que continuava a cair sem parar. Então, Martinho deu-lhe o que restava da sua capa.
Agora, o jovem estava exposto à chuva e ao frio e, a não ser a sua sincera compaixão não tinha nada para partilhar com os mendigos que ia encontrando pelo caminho; mas a sua compaixão operou um prodígio: deixou de chover, desapareceram as nuvens e o sol brilhou no céu como se fosse um claro dia de verão.
Desde então, quando faz alguns dias de sol na primeira quinzeena de Novembro, os que conhecem esta história dizem: "É o Verão de São Martinho."

Liliana

Nenhum comentário: